Investir em Cultura


Hoje em dia, a cultura é uma das mais sólidas e rentáveis áreas de investimento financeiro. “A economia que mais cresce atualmente é a da cultura. Uma em cada 16 pessoas empregadas no planeta trabalha em atividades relativas à cultura e ao lazer, formando uma estrutura que sustenta 212 milhões de empregos. A produção cultural e o entretenimento representam quase 20% do PIB das grandes potências” *.
Uma empresa que investe em projetos culturais não apenas desfruta das vantagens de atuar em um mercado em plena ascensão como pode ainda se beneficiar da legislação de incentivo à cultura, que existe em âmbito federal, estadual e municipal. Em linhas gerais, as leis de incentivo permitem que, ao patrocinar um projeto cultural, as empresas tornem-se isentas de uma parcela dos impostos devidos. Em outras palavras, em vez de pagar impostos ao governo, é possível aplicar parte dessa verba em projetos culturais.
Para isso, basta que a empresa interessada em patrocinar um projeto associe-se a uma produtora. Ela cuidará de todo o trâmite burocrático necessário para que o projeto esteja autorizado a participar do sistema de isenção fiscal. E ainda executará as demais etapas da produção. Além disso, a produtora incluirá a logomarca do patrocinador no material de promoção do projeto.
Em suma: a empresa patrocinadora faz o aporte financeiro, mas em troca ganha isenção fiscal e vê a sua marca amplamente divulgada. Além disso, associa seu nome a trabalhos consistentes, reforça sua imagem institucional, demonstra responsabilidade social e conquista a simpatia do público atingido pelo projeto. Sem dúvida, é um bom negócio.
(Conheça a legislação de incentivo à cultura clicando em “Leis”)
* RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
Leis
· Lei do ICMS – Estado do Rio de Janeiro (http://www.sec.rj.gov.br/legislacao.asp)
· Lei do ISS – Município do Rio de Janeiro (http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/exibeconteudo?article-id=150613)


Desde que foi fundada, a Jurubeba Produções investe no estabelecimento de uma ampla rede de parcerias, fundamental para a viabilização e para a garantia da qualidade de seus projetos. Cada parceiro, seja ele pessoa jurídica ou física, vem somar aos trabalhos da produtora com aquilo que é de sua especialidade. Pode fornecer aporte financeiro, facilitar tramitações básicas, oferecer suporte técnico ou incrementar a equipe, por exemplo. Pode ainda participar com idéias ou recursos conceituais. Como retorno, a Jurubeba garante ampla divulgação da marca ou do nome do parceiro. E, é claro, o trabalho do colaborador fica associado a projetos reconhecidos no mercado, que possibilitam aproximação com um público vasto e heterogêneo.

 
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